água termal COM história
As Termas de Amarante
As Termas de Amarante abriram as suas portas ao público no dia 19 de janeiro de 2019, debruçado sobre as margens do rio Tâmega, a poucos metros do centro da cidade. Equipado com as mais recentes soluções técnicas, este estabelecimento termal disponibiliza diversos tipos de banhos, duches e hidromassagens, bem como tratamentos específicos para as doenças respiratórias e musculoesqueléticas. É o local certo para quem procura descomprimir e relaxar, sozinho ou acompanhado.
Disponibilizamos programas termais para as mais diversas necessidades.
História
A primeira grande referência histórica às águas minero-medicinais de Amarante surge no Aquilégio Medicinal de Francisco da Fonseca Henriques, em 1726.
Em 1895 é atribuído o primeiro alvará de concessão de termalismo em Amarante, tendo passado para a Câmara em 1968.
Em 2013, o Presidente da Câmara Municipal de Amarante, José Luís Gaspar, avança com o projeto para a construção das Termas.
Em 30 de setembro de 2016 é lançada a primeira pedra da obra agora inaugurada.
A água termal
As águas termais estão localizadas no subsolo, a grandes profundidades, possuindo composição química totalmente natural. Através da interação da água com as rochas, estas possuem propriedades terapêuticas.
Estas águas melhoram a circulação sanguínea e auxilia nas crises do sistema respiratório. Para além disso, esta água rica em enxofre, revigora o organismo e relaxa a musculatura e são indicadas para doenças inflamatórias, osteoporose e reumatismo.
A importância das águas termais levou à criação do Termalismo que consiste na aplicação terapêutica da água termal. É uma área que está relacionada com a saúde e o lazer.





